segunda-feira, 25 de maio de 2009

Tema: Credo
Método: Fragmentação de frases.
Coordenador: Miguel.

Credo Católico Apostólico Romano.

Creio.
Universal, o que atinge todos os lugares do mundo, o que alcança todos os povos.
Apostólico, dos apóstolos.
Romano, de Roma.

O Credo divide-se em 2 períodos: - O dos primeiros seguidores de Jesus durante os 3 anos ao lado de Cristo, que desapareceram após a sua morte por crucificação, sendo Maria a única que continuou junto dEle. O período dos que conviveram com a presença física de Jesus Cristo.
- O das pessoas na atualidade, diferente do primeiro, conseguimos ver Jesus Cristo mais na 'natureza', na alegria e na dor, na beleza e no 'feio'.

O credo Católico é bíblico, começa como artigos antes de tomar forma, pois a sua 1ª propagação foi oral, verbalmente.

Artigos:
1º - Creio em Deus pai todo-poderoso, criador do céu e da terra.
Creio Deuterônimo 6, 4-5: 4"Ouve, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. 5Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças.*
*Estes versículos resumem em sua profundidade os princípios essênciais da religião. Numerosos israelitas os lembram diariamente como fez jesus em Mt 22, 37 s (Mc 12, 29); Lc 10,27.

em Deus pai Marcos 12, 29: 29Jesus respondeu-lhe:"O primeiro de todos os mandamentos é este: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor;(30amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o seu espírito e de todas as tuas forças.)

todo-poderoso, Lucas 18, 27: 27Respondeu-lhe Jesus: "O que é impossível aos homens é possível a Deus."

criador do céu e da terra. Gênese 1, 1-8: 1No princípio, Deus criou os céus e a terra. 2A terra estava informe e vazia; as trevas cobriram o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas.
3Deus disse: "faça-se luz!" E a luz foi feita. 4Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. 5Deus chamou à luz DIA, e as trevas NOITE. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o primeiro dia.
6Deus disse: "Faça-se um firmamento entre as águas, e separe ele uma das outras." 7Deus fez o firmamento e separou as águas que estava debaixo do firmamento daquelas que estavam por cima. 8E assim se fez. Deus chamou ao firmamento de CÉUS. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o segundo dia.*
*E assim se fez: esta frase teria sua colocação normal no fim do v.6. Igualmente,seria preciso supri-la no v.20.


2º - (creio) em Jesus Cristo, seu único filho, nosso senhor.
(creio) em Jesus Cristo, Atos dos Apóstolos 2, 36: 36Que toda a casa de Israel saiba, por tanto, com a maior certeza de que este Jesus, que vós crucificastes, Deus o constituiu em Senhor e Cristo."*
*Cristo significa Messias.

seu único filho, João 3, 16: 16Nisto temos conhecido o amor: (Jesus) deu sua vida por nós. Também nós outros devemos dar a nossa vida pelos outros irmãos.

nosso senhor. Hebreus 1, 3: 3Esplendor da glória (de Deus) e imagem do seu ser, sustenta o universo com o poder da sua palavra. Depois de ter realizado a purificação doas pecados, etá sentado à direita da Majestade no mais alto dos céus,


3º - Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, Nasceu da Virgem Maria.

Continua na próxima reunião...

Nenhum comentário:

Postar um comentário