domingo, 3 de maio de 2009

2/5

Coordenador: Miguel.


João 10, 11-18


11"Eu sou o bom pastor. O bom pastor expõe a sua vida pelas ovelhas.*12O mercenário, porém, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, quando vê que o lobo vem vindo, abandona as ovelhas e foge; o lobo rouba e dispersa as ovelhas. 13O mercenário, porém, foge, porque é mercenário e não se importa com as ovelhas. 14Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim, 15como meu Pai me conhece e eu conheço o Pai. Dou a minha vida pelas minhas ovelhas. 16Tenho ainda outras ovelhas que não são dese aprisco. Preciso conduzí-las também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor.*
17"O Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar. 18Ninguém a tira de mim, mas eu a dou de mim mesmo e tenho o poder de a dar, como tenho o poder de a reassumir. Tal é a ordem que recebi de meu Pai.

*8Antes de mim= em muitos manuscritos não existem essas palavras.
9Será salvo= tras a idéia de segurança, de liberdadem de abundância, algo que não se pode traduzir: sentir-se-à bem.
11Espõe a sua vida= ou dá a sua vida.
16Outras ovelhas= os povos pagãos que se converterão um dia e se ajuntarão aos cristãos saídos dentre os judeus.


Ezequiel 34,1-8

1A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 2"filho do homemmprofetiza contra os pastores de Israel; dize-lhes, a esses pastores, este oráculo: eis o que diz o Senhor Javé: ai dos pastores de Israel que só cuidam do seu próprio pasto. Não é seu rebanho que deve ma pastoreas os pastores?* 3Vós bebeis o leite, vestis-vos de lã, matais as reses mais gordas e sacrificais, tudo isso sem nutrir o rebanho. 4Vós não fortaleceis as ovelhas fracas; a doente, não a tratais; a ferida, não curais; a perdida, não a procurais; a toda tratais com violência e dureza. 5Assim, por falta de pastorm dispersaram-se minhas ovelhas, e em sua dispersão foram expostas a tornarem-se presas de todas as feras. 6Minhas ovelhas vagueiam em toda parte sobre a montanha e sobre as colinas, elas se acham espalhadas sobre toda a superfície da terra, sem que ninguém cuide delas ou se ponha a procurá-las. 7Pois bem, pastores, escutai a palavar do Senhor: 8por minha vida - oráculo do Senhor Javé -, já que por falta de pastor foram minhas ovelhas entregues à pilhagem, e serviram de pasto às feras, pois os meus pastores não têm o mínimo cuidado com elas, e que em vez de pastoreá-las, só tem procurado se fartar eles próprios,

*2Pastores= Ezequiel se inspira aqui num teto de Jer 23, 1-6


Conversamos e discutimos sobre os textos acima comparando-os e refletindo-os na atualidade. Mas ainda por ter sido o dia do Show do Chiclete com Banana, o que provocou que alguns faltassem ao encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário